domingo, 17 de fevereiro de 2013

A fé invencível de Maria Santíssima.




A experiência espiritual de São Luís Maria Grignion de Montfort, por meio de seus escritos, nos ensina a contemplar Maria Imaculada como nossa Mãe da Fé, permitindo que Ela nos leve às raízes de suas virtudes. Nos recordamos da invocação que Montfort coloca-lhe nos lábios em seu Tratado da Verdadeira Devoção ( art. 34).

“Reproduze-te, portanto, em meus eleitos. Que eu veja neles com complacência as raízes de tua fé invencível, de tua humildade profunda, de tua mortificação universal, de tua oração sublime, de tua caridade ardente, de tua firmíssima esperança e de todas as tuas virtudes. É sempre a minha esposa tão fiel, tão pura e tão fecunda como nunca: que tua fé me dê fiéis, que tua pureza me dê virgens, que tua fecundidade me dê eleitos e templos”.

Neste texto do Tratado, o padre de Montfort enfatiza a de Maria Santíssima, a extensão de sua invencibilidade. Diz-nos desta forma que Ela passou por provações e tentações e que sua resposta de fé a Deus não a isentou de combates. É assim no seu Magnificat...

Devemos, portanto, pensar a Mãe de Deus como uma criatura que encontrou obstáculos em seu caminho como mulher e mãe. A espada que Simeão havia predito no momento da apresentação de Jesus no Templo: Maria Santíssima sentiu em sua carne, mas manteve-se fiel a dizer sim livre e conscientemente, apoiado apenas pelo abandono à vontade de Deus, que de geração em geração estende Sua misericórdia sobre aqueles que o temem...

O Espírito Santo quer encontrar em nós a mesma fé invencível da Mãe de Deus. Em face de nossas quedas que, muitas vezes, pensamos que nunca nos livraremos de certo defeito ou uma fraqueza que talvez trazemos conosco há anos, o sacramento da confissão parece ineficaz em face da nossa fraqueza. Às vezes parecemos vencidos pelo mal, nos sentimos incapazes de resistir diante do estresse, é a realidade de nossa condição humana. Aprendemos, portanto, invocar a fé inabalável de Maria Santíssima em nossas dificuldades, assim servimos ao Senhor em plena liberdade sem desanimarmos.