segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Consagração do Mundo a Maria


O Papa Francisco consagrará o Mundo ao Imaculado Coração de Maria, durante a Jornada Mariana, que será realizada nos dias 12 e 13 de outubro, em Roma, na Itália. A consagração do Mundo a Virgem Maria será no dia 13, diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que será levada à Jornada Mariana a pedido do Papa Francisco. A Jornada Mariana faz parte dos eventos pontifícios previstos para o Ano da Fé.

A imagem de Nossa Senhora será levada do Santuário de Fátima, em Portugal, na manhã do dia 12 de outubro e regressará na tarde do dia 13. No seu lugar, na Capelinha das Aparições, será colocada a primeira imagem da Virgem Peregrina de Fátima, entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário em 8 de dezembro de 2003.

A Jornada Mariana é um dos grandes eventos pontifícios previstos no calendário de celebrações do Ano da Fé. Durante a Jornada estarão reunidos movimentos e instituições ligados à devoção a Virgem Maria. O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização divulgou o programa oficial da Jornada, que terá início no sábado (12) às 8:00 horas e encerrará no domingo (13) com Santa Missa presidida pelo Papa Francisco às 10:30 horas (horário local).

O Papa Pio XII já havia consagrado a Igreja e todo gênero humano ao Imaculado Coração de Maria em 31 de outubro de 1942, neste termos: “Vos sejam perpetuamente consagrados a Vós e ao vosso Coração Imaculado, ó Mãe nossa e Rainha do mundo: para que o vosso amor e patrocínio apresse o triunfo do Reino de Deus, e todas as gerações humanas, pacificadas entre si e com Deus, a Vós proclamem bem-aventurada; e convosco entoem, de um pólo ao outro da terra, o eterno Magnificat de glória, amor, reconhecimento ao Coração de Jesus, onde só podem encontrar a Verdade, a Vida e a Paz”.

O Beato João Paulo II também consagrou o Mundo ao Imaculado Coração de Maria, na praça de São Pedro, no Vaticano, em 25 de março de 1984. Como o Papa Francisco, o Papa João Paulo II pediu a presença da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que é venerada na Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima, em Portugal. Diante da imagem da Santíssima Virgem, João de Deus repetiu o ato de consagração que havia feito em Fátima, em 13 de Maio de 1982. Ao final do ato de entrega, o Santo Padre conclui sua prece: “Que se revele, uma vez mais, na história do mundo a infinita potência salvífica da Redenção: a força infinita do Amor Misericordioso! Que ele detenha o mal! Que ele transforme as consciências! Que se manifeste para todos, no Vosso Coração Imaculado, a luz da Esperança!”.


Esses grandes homens de Deus, Papa Francisco, Papa Pio XII e Papa João Paulo II, consagraram o Mundo ao Imaculado Coração de Maria, segundo o pedido da Virgem de Fátima em uma das aparições. Nossa Senhora também disse: “Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração”. Por isso, consagremos nossas vidas a Virgem Maria. Consagremos a Mãe de Jesus toda nossa história, as nossas famílias, as nossas comunidades. Consagremos tudo ao Imaculado Coração da Virgem Maria para que o seu “amor e patrocínio apresse o triunfo do Reino de Deus”, como disse o Papa Pio XII. Depois de fazer nossa consagração a Virgem Maria, digamos todos os dias, como recomendou São Luís Maria: “Todo Vosso sou, ó querida Mãe, e tudo o que tenho é Vosso!” (TVD 266).

Fonte: Blog Todo de Maria