quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como amar Jesus Cristo?



Em nossa caminhada, com o tempo percebemos que não somos capazes de amar Jesus Cristo como gostaríamos. Jesus Cristo não foi amado, mas foi menosprezado pelos seus e, por isso, não realizou muitas curas e milagres no meio de seu povo: “Jesus, porém, disse: ‘Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!’” (Mt 13, 57-b). Essa mesma realidade acontece também em nosso meio, pois muitas vezes o menosprezamos, não lhe damos ouvidos e não cremos na sua ação, nas curas e milagres que ele quer realizar em nós e través de nós. Participamos da Eucaristia, o santo sacrifício de Cristo, de qualquer forma. Nos dispersamos facilmente durante a Santa Missa e também nos momentos de oração pessoal e comunitária.


Nossa falta de amor a Jesus é a causa da nossa falta de conversão, da nossa vida medíocre, da nossa falta de amor para com Deus e com nossos irmãos. Não podemos permanecer nesse estado, que nos levará cada vez mais à esterilidade. A ação de Deus, as curas os milagres, a mudança de vida, estes só acontecerão a partir da nossa fé em Jesus Cristo. Ele quer realizar a sua obra de restauração em nossas vidas, mas para que isso aconteça precisamos aceitá-lo como nosso Deus e Senhor.

Precisamos nos colocar sob o Seu senhorio, aceitar que Jesus é nosso Deus, que está conosco e quer que queiramos estar com Ele. Não podemos ser indiferentes a Jesus Cristo, que se doa nós em cada Eucaristia celebrada e que permanece à nossa espera nos sacrários. Em Seu ato supremo de amor, Jesus se entregou por cada um de nós. Por isso, mais do que as pessoas de seu tempo, temos que amar nosso Senhor e nos entregar inteiramente a Ele. Porém, temos que reconhecer nossa incapacidade de amar Deus de todo o coração, pois somos criaturas imperfeitas e inconstantes.
Reconhecendo nossa dificuldade de nos entregar inteiramente a Deus, que temos medo de fazê-lo, podemos partir para um caminho mais fácil e rápido para ser inteiramente de Jesus Cristo. Esse caminho é o da consagração total a Virgem Maria, segundo o método do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Entregando-nos inteiramente a Nossa Senhora, nossos bens materiais e espirituais, nossa vontade, nossos sentimentos, nossos desejos, seremos inteiramente de Jesus Cristo. Pois, Maria foi o caminho escolhido por Jesus para vir ao mundo, e é também o caminho que escolheu para que nos aproximemos Dele.


Se queremos amar Jesus Cristo, amemos a Virgem Maria, pois este é o caminho mais rápido e seguro para chegar ao Seu Filho. Não esqueçamos que ela foi a pessoa mais próxima de Jesus, que cuidou Dele desde a sua infância, que esteve com Ele até a morte de cruz e depois, na Sua ressurreição e Ascensão. Certamente ela foi a pessoa que mais amou Jesus Cristo e, por isso, não há pessoa mais indicada para nos ensinar a amá-lo de todo nosso coração. Nos confiemos inteiramente a ela, não tenhamos medo, mas acreditemos e nos confiemos a aquela em quem Jesus se confiou inteiramente. Ela é a Mãe de Jesus e a nossa Mãe, que nos foi dada por Ele no momento derradeiro, antes de Sua morte na cruz (cf. Jo 19, 25-26). Não desprezemos a Virgem Maria, pois fazendo isso, estaremos desprezando o próprio Jesus. Ao contrário, amemos e honremos a Virgem Maria e estaremos amando e honrando o próprio Cristo!

Pe. Paulo Ricardo