sexta-feira, 29 de março de 2013

Unir-se as maravilhas da Santíssima Virgem Maria





"Pela luz que o Espírito Santo vos dará por intermédio de Maria, sua querida esposa, conhecereis vosso fundo mau, vossa corrupção e vossa incapacidade para todo bem, e, em consequência deste conhecimento, vos desprezareis, e será com horror que pensareis em vós mesmos. Considerar-vos-eis como uma lesma asquerosa que tudo estraga com sua baba, como um sapo repugnante que tudo envenena com sua peçonha, ou como a serpente traiçoeira que só busca enganar. A humilde Maria vos dará, enfim, parte de sua profunda humildade, com que vos desprezareis a vós mesmo, sem desprezar pessoa alguma, e gostareis até de ser desprezado" (TVD, art.I – 1º).

São Luís Maria Grignion de Montfort, nos revela acima, que é através da Verdadeira Devoção a Maria Santíssima que conhecemos nosso fundo mal, ou seja, tudo que nos separa de Deus, que nos leva a estarmos distante da Vontade Santa do Senhor. Portanto, nosso fundo mal, não só separa a nossa alma do nosso Criador, mas nos destrói, por meio do pecado, da desgraça, que difere da graça.

A consagração de si a Jesus por meio de Maria Santíssima, que nos faz escravos de amor, e nos ensina a sermos verdadeiros devotos desta Augusta Mãe, faz-nos, contudo, conhecer e reconhecer o que há de mal em nós. Contanto a alma que se consagra a Maria Santíssima, querendo está unida a Deus, começa a ter desprezo da própria corrupção, ou seja, a alma deseja eliminar o fundo mal que há nela. Porém, a alma não conseguirá sozinha libertar-se, é necessário o auxílio da Virgem Maria. A alma já corrompida pelo pecado original, nos entanto, pelos pecados atuais, somente se libertará através da nossa Advogada e medianeira, que intercede ao Senhor por nós e que nos dá a graça da libertação e Salvação.

A humildade da Santíssima Virgem Maria é uma das virtudes, virtude por excelência, que Ela nos dispõe à nossa alma está unida ao Senhor, portanto, ao nosso Criador. A alma então passa a ser fiel, tendo o conhecimento não só do fundo mal, porém do amor, do que há de bom, de mais belo, participa da fé de Maria Santíssima, uma fé pura, viva ativa, corajosa e reluzente. Enfim, a alma participará das maravilhas que o Senhor através do Espírito Santo concede à Sua querida Esposa.  

Quanto mais benevolência granjeares desta Augusta Princesa e Virgem Fiel, mais pura fé terás em todo o teu proceder (TVD p.149).