quarta-feira, 20 de março de 2013

Por que precisamos da Virgem Maria?


Padre Paulo Ricardo nos fala da necessidade e da vantagem de recorrermos a Virgem Maria.

Você pode perguntar: por que eu não posso ir direto para Deus? Esse é um princípio protestante que é orgulhoso. Eu sou orgulhoso, mas a religião não é orgulhosa. Ela é humilde, me ensina humildade, a me inclinar na frente de um pecador, Padre ou Bispo, e acreditar que aquela mão é instrumento de santificação, que aquela mão pode ser sinal da mão chagada do Ressuscitado. Existe protestante humilde, mas o protestantismo é orgulhoso, porque diz: eu, não preciso de ninguém, vou para Deus direto. Isso é um orgulho, isso é uma soberba.

Se não podemos ir direto para Deus, o que fazer?

Se Deus quer usar as criaturas humanas, frágeis, o que você faz? Se você quer ser protestante, seja humilde, mas saiba que sua religião não é humilde. Pois, o protestante diz: eu não preciso da Igreja, do Papa, dos Sacramentos, de Maria, não preciso de ninguém. 

Estes também dizem que Cristo é o único mediador. Sim, Ele é o único mediador, mas o Christus Totus, ou seja, o Cristo Total, que é a Igreja. Cristo é o único mediador enquanto a Cabeça, que é Ele, e os membros, que somos nós. O único mediador é Jesus inteiro, a Igreja, cabeça e membros. Por isso, quando um santo intercede, é toda a Igreja que intercede.

São Paulo estava colocando um bando de homens miseráveis e pecadores na prisão. Deus derrubou ele com um raio de luz e disse: para com isso, porque você está me perseguindo? (cf. At 9, 4). Paulo pergunta: Quem é você que estou perseguindo? Jesus diz: eu sou Jesus nesse bando de pecador, miserável, porque eu sou a minha Igreja. Quem persegue a minha Igreja, persegue a mim (cf. At 9, 5). Quem tolera ser beijado na cabeça e ser apunhalado no coração? Amam Jesus na cabeça, mas enquanto isso cospem na Igreja, perseguem, falam mal dela, do Papa, de Maria, que são membros da Igreja.

Como é possível amar Jesus desse jeito? Vocês só amam o pedaço que querem. Onde está o cristianismo bíblico que vocês pregam? A Virgem Maria, como a Igreja inteira, age na Salvação do mundo, porque o Cristo Total age para a salvação do mundo. Ele é o único Salvador, não é uma ideia do passado, mas está vivo na sua Igreja hoje. É por isso que a Igreja é perseguida e odiada. Este corpo de Cristo que é a Igreja é gerado por uma mulher, que se chama Maria. Cristo não foi gerado por ela? O corpo de Cristo, que é a Igreja, é gerado por ela.

Vejam que existe algo de paradoxal na Virgem Maria. Ao mesmo tempo que ela é escrava do Senhor, ela é Senhora. Ao mesmo tempo que ela é filha, ela é Mãe do Filho de Deus. Ao mesmo tempo que ela é membro da Igreja, ela é Mãe da Igreja. A posição de Maria é unida na história da salvação. Os privilégios de Maria foram dados por Deus, porque Ele escolheu, Ele quis, e quem sou eu para aconselhar o Altíssimo.

Nossa Senhora, humilde, servidora, dócil, o barro completamente dócil nas mãos do oleiro, é usada com instrumento por Deus. Nós somos marcados com o pecado original, diferente de Maria, por isso tratamos a Deus como inimigo. 

Ela vem com seu olhar de Mãe, com seu rosto materno, para nos ajudar a modelar nossa vida. 

Não tenha medo de entregar tudo a Maria, através da consagração total, segundo o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort.