quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Maria Santíssima: Doce Companhia no Ano da Fé.




O quanto é preciosa Maria Santíssima ao nosso lado neste ano da fé... Por várias razões: Maria, a discípula primeira, cruzou a "porta da fé", indo ao longo do caminho traçado pelo Seu Filho. Para isso pode nos levar pela mão sobre os mesmos passos! Em seguida, a devoção a Maria Imaculada, se verdadeira, leva a conhecer, amar, seguir, servir a Jesus, o coração da nossa fé.


Maria Santíssima suporta nosso desejo de corresponder com maior fidelidade e perseverança para o dom da fé, tornando-nos participantes da sua fé (cf. TVD 214). 

A Participação na fé da Virgem de Nazaré é um fruto que amadurece na árvore da verdadeira devoção e consagração a Jesus Cristo pelas suas mãos. Montfort recordou que Maria comunica suas virtudes a quem deu tudo. Lemos no TVD 144:

"A Santíssima Virgem, Mãe de doçura e misericórdia, que jamais se deixa vencer em amor e liberalidade, vendo que alguém se lhe entrega inteiramente, para honrá-la e servir-lhe, despojando-se do que tem de mais caro para com isso adorná-la, entrega-se também inteiramente e dum modo inefável, a quem tudo lhe dá. Ela o faz imergir no abismo de suas graças, e reveste-o de seus merecimentos, dá-lhe o apoio de seu poder, ilumina-o com sua luz, abrasa-o de seu amor, comunica-lhe suas virtudes: sua humildade, sua fé, sua pureza, etc.; constitui-se seu penhor, seu suplemento, seu tudo para com Jesus. Como, enfim, essa pessoa consagrada é toda de Maria, Maria também é toda dela; de modo que se pode dizer desse perfeito servo e filho de Maria o que São João Evangelista diz de si próprio, que ele a tomou como um bem, para sua casa: “Accepit eam discipulus in sua” (Jo 19, 27)".