sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Graça das Graças




A Ave Maria é uma das orações a qual trazemos conosco a Santa e Materna Presença da Santíssima Virgem Maria. Podemos afirmar que nesta oração está implícito tudo que há de bom, todas as Bem Aventuranças, todas as virtudes, enfim, todas as graças infinitas que uma alma disporá ao recitá-la, sobretudo ao meditá-la com atenção.

A Ave Maria é o Centro do Amor, o amor que dá o equilíbrio, o equilíbrio de uma alma que deseja se conhecer, conhecer a Deus e reconhecer Seu valor.

Nossa Senhora vem ao auxílio da alma que se coloca necessitada de Sua Graça, e por ela revela no mais profundo do seu ser, o que há de bom, trazendo consigo o que é preciso ser aniquilado, o mal que irá combater. 

No combate, rezando a Ave Maria, junto a Mãezinha do Céu, se há de ter o que mais necessita a alma naquele instante (...), remédio para alma Ela vem ser, consolação que coisa alguma fora de Deus se há de ter.

São Luís Maria Grignion de Montfort, sobre as práticas particulares desta devoção, no artigo 253 do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem nos diz:

“A Ave-Maria, rezada com devoção, atenção e modéstia, é, como dizem os santos, o inimigo do demônio, pondo-o logo em fuga, e o martelo que o esmaga; a santificação da alma, a alegria dos anjos, a melodia dos predestinados, o cântico do Novo Testamento, o prazer de Maria e a glória da Santíssima Trindade. A Ave-Maria é um orvalho celeste que torna a alma fecunda; é um beijo casto e amoroso que se dá em Maria, é uma rosa vermelha que se lhe apresenta, é uma pérola preciosa que se lhe oferece, é uma taça de ambrosia e de néctar divino que se lhe dá. Todas estas comparações são de santos ilustres”.

E é esse beijo celeste que nos espera a cada instante presente, desejo de Deus, em Maria Santíssima que fecunda todo o ser e o inspira as águas mais profundas, ou seja, ao Santo Mistério transcendente do Encontro com Deus.

Assim, é alma que tem confiança na Ave Cheia de Graça, que se Consagra a Jesus, por meio de Nossa Senhora e deixa-se plasmar sem reservas por Ela.

Andréa Lustosa - Missionária e Formadora na Magnificat - Missão Católica de Evangelização