domingo, 23 de dezembro de 2012

A Sabedoria que veio por meio de Maria Santíssima





"Ó Sabedoria, portanto, pode vir pela fé de Maria. Você não podia resistir. Ela lhe deu a vida. Ela fez você encarnar”. Montfort


Todo que crê que Jesus Cristo é o Senhor, Sabedoria Encarnada, crê também que Maria Santíssima é a Rainha da fé, que nos trouxe Jesus, a nossa vida e Luz. A Luz do Senhor chegou através de Maria Santíssima, a Sabedoria que encarnou Nela e nos deu a Vida.

Assim como diz Montfort: “Ó Sabedoria, portanto, pode vir pela fé de Maria Santíssima”, a sabedoria a que São Luís Maria Grignion de  Montfort se refere é o próprio Senhor que, concebido pelo Espírito Santo, vem com o Sim da Rainha da Sabedoria, Nossa Senhora quando o anjo Gabriel anunciou-O.  

Podemos, então,  dizer Maranatha: “Vem Senhor Jesus” e/ ou “Vem Maria Santíssima”, contudo vem nos ensinar a amar, acolher, a perdoar, a acreditar, nada se pode dizer, nada se pode fazer, nada se pode viver sem a Tua fé que nos faz crer. Todos os dias são de alegria, ou deveriam ser, Nossa Senhora é Mãe da união, da comunhão, da Vida, assim o Natal que está para chegar, ou seja, o Nascimento do Senhor, que por meio Dela, nos deu o Redentor, nasceu uma Nova Vida, essa é a alegria, é o que necessitamos vivenciar a cada dia. Ó “vida terrena” o que és sem Maria Santíssima? O que és sem o Senhor? Ó Vida Eterna, sois o nosso Redentor, fecunda-nos ao nascer, que Tua fecundação permeie todo o nosso ser, toda a nossa alma, que se dê constantemente, a cada dia, a cada mês, a cada Ano, em todos os dias da nossa vida, que não é nossa, mas Tua, ó Santíssima Virgem Maria! 

Montfort afirma acima: “Você não podia resistir”. Ou seja, “Toda a glória da Filha do Rei lhe vem do interior” (Sl 44,14). É como se toda a glória exterior que o Céu e a Terra lhe tributam à porfia não fosse nada em comparação com a que recebe interiormente do Criador! (TVD 22).

Como resistir o que Vem do Próprio Senhor? Se o Senhor se permitiu nascer, crescer, ser formado pela Virgem Maria, e nós,não o faremos também?  

Quem poderá resistir a Esse Amor que nos faz unir ao Senhor”? Não há nesse mundo alguém, que tenha experimentado a sabedoria, por meio da Mãe da alegria e a deixe por algum dia; pois todo aquele que Nela se faz, deixa-se encarnar pela fé que nos dá na Sabedoria e, se doando por inteira: chega o Natal, o menino Jesus, Ela/Ele quem nos conduz!

Uma ocasião alguém perguntou: o que é o Natal? Parece difícil,  porém muitos ainda não conhecem o verdadeiro sentido do Natal, e se conhecem por vezes se deixam levar pelo consumismo que se dá, principalmente nesta época, o Advento; e ainda se dermos vasão para tanto consumismo de fato,  o que se vai conhecer do Natal? O que vai conhecer d'Aquela que deu a Vida, que pela Sua Fé, no Natal Nasceu?

Acabamos “perdendo” o Verdadeiro Valor, do que é o Natal. A nossa vida não terá valor, se não dermos o devido valor ao Senhor.

“No Natal, queremos nós muitas vezes voltar a ser crianças, no atraente mundo das compras e gastos, onde a desculpa, ou o culpado é sempre o famoso “espírito natalino”. Voltemos ao presépio de Belém. Ali, muito mais que falta das coisas materiais, o verdadeiro espírito natalino se fez pobre, para que os pobres pudessem ser ricos. Não neste mundo, mas herdeiros do verdadeiro tesouro que não passa: o Reino dos céus. (Pe. Anderson Marçal - Canção Nova)

Que a Virgem Maria nos ajude a experimentar todos os dias do ano novo a fecundidade  natalina da fé. Uma linda saudação!

Andrea Lustosa - Formadora na Magnificat - Missão Católica de Evangelização