quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ser pequeno: Plenitude Insondavel


“Os santos disseram coisas admiráveis D'Esta cidade Santa de Deus; e nunca foram tão eloqüentes nem mais felizes, – eles o confessam – que ao tomá-La como tema de suas palavras e de seus escritos. E, depois, proclamam que é impossível perceber a altura dos seus méritos, que Ela elevou até ao trono da Divindade; que a largura de sua caridade, mais extensa que a terra, não se pode medir; que está além de toda compreensão a grandeza do poder que Ela exerce sobre o próprio Deus; e, enfim, que a profundeza de sua humildade e de todas as suas virtudes e graças são um abismo impossível de sondar. Ó altura incompreensível! Ó largura inefável! Ó grandeza incomensurável”! Ó insondável! (TVD - Art. 07)

Ò graça insondável é ter Maria Santíssima como Mãe, os santos, nos ensinam, pois tiveram essa experiência e muitos deles nos deixaram seus legados, como São Luis Maria Grignion de Montfort em seus escritos, Maria Santíssima, foi tema, por excelência, de suas palavras, entre eles,  o Tratado da Verdadeira Devoção a Maria Santíssima. Ao experimentarem na vivência de seus seres, a devoção a Nossa Senhora, os santos, proclamaram que Maria Santíssima é a “grandeza incomensurável, sendo impossível de sondar a profundeza de sua humildade e de todas as suas virtudes e graças...”

Nenhum ser humano é digno de merecer, nem ter a Mãe de Deus em seu meio, porém, Ela com Sua humildade profunda, vem mostrar que "o maior é aquele que se faz menor de todos". O Mestre apresenta aos seus discípulos a lógica do Reino de Deus, que é inversa à logica deste mundo. Estes discutiam entre si para saber qual deles seria o maior (cf. Lc 9, 46). Vendo isso, Jesus pega uma criança, coloca-a junto de si e diz aos discípulos: “quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou” (Lc 9, 48a). Depois de ter dito isso, Jesus apresenta a lógica do Reino dos Céus, que os discípulos ainda não tinham compreendido: “aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior” (Lc 9, 48b).

Nossa Senhor, convida você a vir ter essa experiência de amor, um amor que liberta o ser, e se faz ser quem é, criatura amada, gerada pelo Deus Divino, onde se encerra toda a plenitude do Ser: em Maria Santíssima, por meio da Escravidão de Amor.  

Andréa Lustosa - Missionária e Formadora na Magnificat