sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como chegar a Maria Santíssima?


Maria o mereceu, e alcançou graça diante de Deus, pela força de suas orações e pela sublimidade de suas virtudes. (TVD – ART. I 16).

São Luís Maria de Grignion de Montfor, no artigo acima, nos revela que Maria Santíssima, Aquela menina de Nazaré, era uma mulher de oração, e sendo uma mulher de oração pôde por em prática em seus atos a sublimidade de Suas virtudes. Por este motivo, Nossa Mãe vem nos mostrar diariamente que o único meio de nos aproximarmos D’Ela e chegarmos ao Senhor é a oração. Digamos que necessitamos da oração, para nos aproximar de Maria Santíssima e chegar a Jesus, assim como um carro necessita de combustível por meio de nós, para chegar a algum lugar desejado. Dessa forma, o nosso combustível por meio de Maria Santíssima, para chegarmos a Jesus é a oração.

Então, a Virgem Santa, a Bendita entre todas as mulheres, foi a Escolhida, para por meio D’Ela chegarmos ao Senhor, por este motivo, São Luís Montfort, tendo um conhecimento profundo, nos revela a verdadeira devoção, e nos convida a nos consagrarmos a Jesus por meio de Maria Santíssima, o qual nos apresenta-A em seu Tratado da Verdadeira Devoção a Ela.  

"Deus Filho desceu ao seu seio virginal, qual novo Adão no paraíso terrestre, para aí ter suas complacências e operar em segredo maravilhas de graça. Deus, feito homem, encontrou sua liberdade em se ver aprisionado no seio da Virgem Mãe; patenteou a sua força em se deixar levar por esta Virgem santa; achou sua glória e a de seu Pai, escondendo seus esplendores a todas as criaturas deste mundo, para revelá-las somente a Maria; glorificou sua independência e majestade, dependendo desta Virgem amável, em sua conceição, em seu nascimento, em sua apresentação no templo, em seus trinta anos de vida oculta, até à morte, a que ela devia assistir, para fazerem ambos um mesmo sacrifício e para que ele fosse imolado ao Pai eterno com o consentimento de sua Mãe, como outrora Isaac, como o consentimento de Abraão à vontade de Deus. Foi Ela quem o amamentou, nutriu, sustentou, criou e sacrificou por nós.

Ó admirável e incompreensível dependência de um Deus, de que nos foi dado conhecer o preço e a glória infinita, pois o Espírito Santo não a pôde passar em silêncio no Evangelho, como incógnitas nos ficaram quase todas as coisas maravilhosas que fez a Sabedoria encarnada durante sua vida oculta. Jesus Cristo deu mais glória a Deus, submetendo-se a Maria durante trinta anos, do que se tivesse convertido toda a terra pela realização dos mais estupendos milagres. Oh! quão altamente glorificamos a Deus, quando, para lhe agradar, nos submetemos a Maria, a exemplo de Jesus Cristo, nosso único modelo. (TVD - ART.18)


Se examinarmos atentamente o resto da vida de Jesus, veremos que foi por Maria que ele quis começar seus milagres. Pela palavra de Maria ele santificou São João no seio de Santa Isabel; assim que as palavras brotaram dos lábios de Maria, João ficou santificado, e foi este seu primeiro e maior milagre de graça. Foi ao humilde pedido de Maria, que ele, nas núpcias de Caná, mudou água em vinho, sendo este seu primeiro milagre sobre a natureza. Ele começou e continuou seus milagres por Maria, e por Maria os continuará até ao fim dos séculos". (TVD – ART.19)