terça-feira, 11 de junho de 2013

Um novo espírito e um novo coração


O profeta Ezequiel nos disse essas palavras da parte de Deus: “Criai para vós um coração novo e um espírito novo” (Ez 18, 31). O Profeta exortava o seu povo, para que se convertesse, para que abandonasse as suas transgressões: “Arrependei-vos, convertei-vos de todos os vossos crimes para que já não haja para vós ocasião de cair em pecado. Libertai-vos de todos os crimes cometidos contra mim” (cf. Ez 18, 30-31). Hoje, o Senhor se serve da Palavra de Deus, que foi dada a Ezequiel, para também nos exortar, para que nos afastemos de nossos pecados. Além de nos afastarmos do pecado, Deus nos dá uma ordem: “Criai para vós um coração novo e um espírito novo” (Ez 18, 31).

Mas, como podemos criar em nós um coração novo? Como criaremos em nós um espírito novo? Para que estas duas realidades aconteçam, em primeiro lugar, precisamos romper com o pecado. Ezequiel nos ajuda a ver o que é pecado em nossas vidas. Naquele tempo, a idolatria ou culto aos falsos deuses, era uma prática comum, apesar de ser reprovada por Deus. Hoje, surgem as novas idolatrias, que podem ser o culto aos “ídolos”, às pessoas e às coisas, que podemos colocar no lugar de Deus em nossas vidas. Podemos colocar o dinheiro, o poder, as riquezas, as pessoas no lugar de Deus. Ezequiel nos fala também dos pecados contra o próximo, como a traição, o adultério, o furto, a exploração (cf. Ez 18, 6-7), que nos afastam de Deus.

O Profeta dá o mesmo grau de gravidade das más ações a aquilo que deixamos de fazer de bom. Deixar de dar pão ao faminto, não vestir quem está nu (cf. Ez 18, 7), são pecados também. Deixar de fazer caridade, de fazer o bem quando podemos fazer, significa não corresponder ao amor de Deus por nós. Isso também impede que a graça realize em nós qualquer transformação.

Para rompermos com o pecado e fazer as boas obras, precisamos nos abrir à graça de Deus, dar o primeiro passo, pois Ele quer nos dar um coração novo. Ele quer retirar de nós nosso coração de pedra e colocar um coração de carne (cf. Ez 36, 26). Esse coração novo é o Coração de Cristo. O Senhor quer nos dar um espírito novo (cf. Ez 36, 27), que é o Espírito Santo, para que possamos caminhar segundo a Lei de Deus.
Podemos nos perguntar: como nos abrir para que Deus nos dê esse novo espírito e esse novo coração? Para responder a essa questão, lhe apresento o pensamento de São Luís Maria Grignion de Montfort, que deixou em seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, um método de consagração a Maria. Ele mesmo diz que “esta devoção é um caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã” (TVD 152). Para chegar ao Coração de Jesus Cristo, o caminho fácil, curto, perfeito e seguro é a consagração total ao Imaculado Coração de Maria.


Fazendo esta consagração, nos entregamos totalmente a Virgem Maria e, da mesma forma que ela gerou Jesus em seu ventre, ela também gerará Cristo em nós! Este é o segredo, que faz da consagração um meio rápido e seguro de nos configurar a Jesus Cristo. Maria cria em nós o coração novo, que é o coração de Cristo. Ela nos dá um espírito novo, nos dá a abertura necessária ao Espírito Santo. Nossa Senhora nos faz dóceis, para que possamos amar como Cristo amou, para que sejamos movidos pelo Espírito e possamos renunciar ao pecado e realizar as boas obras. Por fim, a consagração a Santíssima Virgem é também um caminho rápido e seguro de alcançar a salvação, o Reino dos Céus, pois ela nos leva sempre a Jesus Cristo e à vontade do Pai, no Espírito Santo.

Fonte: Blog Todo de Maria