terça-feira, 23 de abril de 2013

Deus conhece os nossos corações





Deus conhece os nossos corações e prova os nossos sentimentos (cf. Jr 17, 10a). Ele faz isso porque quer que nosso coração esteja com Ele, que não nos afastemos Dele (cf. Jr 17, 5b). Mas, nem sempre nosso coração está em Deus, principalmente quando nos voltamos para as coisas materiais e nos esquecemos do próximo, como o homem rico que esbanjava, gastava à toa seu dinheiro sem se importar com Lázaro, que passava necessidade (cf. Lc 16, 19ss). Este homem rico pode ser cada um de nós, quando nosso coração não está em Deus.

O livro de Jeremias faz uma comparação que nos ajuda a entender bem essa situação. O Profeta compara a pessoa com o coração afastado de Deus com uma planta do deserto, região seca e solitária (cf. Jr 17, 6). Quanto a quem confia no Senhor e coloca Nele a sua esperança, ele compara com a árvore plantada junto das águas. Essa árvore está sempre verde, não tem medo do calor e da seca, e nunca deixa de dar frutos (cf. Jr 17, 7-8).

Com esta comparação em mente, nos perguntamos: onde estamos plantados? Estamos plantados no deserto do egoísmo, do materialismo, do consumismo, da busca pelo prazer? Ou estamos plantados junto das águas da caridade, da solidariedade, do desapego das coisas materiais, de uma vida sóbria? O nosso coração está em Deus ou estamos cada vez mais longe Dele? Pode ser também que o nosso coração esteja dividido entre essas duas realidades.

Se o nosso coração está afastado de Deus, não percamos tempo e nos voltemos para Jesus Cristo. Porém, se o nosso coração está dividido, se a nossa árvore está plantada com parte das raízes no deserto e parte perto das águas, voltemos todas as nossas raízes para Água Viva do Espírito Santo. Não deixemos que o gosto pelas coisas materiais, as riquezas e os prazeres roubem o nosso coração de Deus. Ao contrário, voltemos o nosso coração para Deus e pratiquemos a caridade, numa vida consagrada a Deus.

Para permanecermos com o nosso coração inteiramente em Deus, nos consagremos a Virgem Maria. Pois, ela nos foi dada por Jesus Cristo como nossa Mãe (cf. Jo 19, 26) para nos levar para Ele, para sermos totalmente Dele. Nossa Senhora cuidará de nós, como cuidou do seu Filho, com todo o cuidado. Ela cuidará para que não nos afastemos da vontade do Pai e de seu Filho Jesus Cristo. Não tenhamos medo de nos consagrar inteiramente a Maria, pois ela é a serva do Senhor (cf. Lc 1, 38). Ela nos livrará de tudo que afasta de Deus e levará nosso coração ao seu Filho Jesus Cristo, único Salvador da humanidade.

Fonte: Blog Todo de Maria