sexta-feira, 5 de abril de 2013

A consagração a Maria e a maior glória de Jesus



Pela fidelidade à consagração a Virgem Maria damos mais glória a Jesus Cristo.

São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” afirma que pela nossa fidelidade à consagração a Virgem Maria daremos “mais glória a Jesus Cristo em um só mês, do que por qualquer outra, embora mais difícil, em muitos anos” (TVD 222). Para explicar esta afirmação, o Santo apresenta quatro razões pelas quais damos mais glória a Deus pela consagração a Nossa Senhora do que por qualquer outra devoção.

A primeira razão da grandeza desta consagração é que, fazendo as nossas ações pela Virgem Maria, renunciamos às nossas próprias intenções e ações, embora boas e conhecidas, para nos perder nas intenções e ações da Santíssima Virgem, embora estas nos sejam desconhecidas. Dessa forma, participamos da perfeição das intenções de Maria. A pureza das intenções da Mãe do Senhor foi tanta que Ela glorificou mais Deus pela mínima das suas obras, como “dar alguns pontos de costura com agulha, do que São Lourenço pelo cruel martírio que sofreu na grelha, e mesmo do que todos os santos pelas suas mais heroicas ações” (TVD 222). A Virgem Maria “deu mais glória a Deus do que todos os anjos e santos lhe deram ou jamais darão” (TVD 222).

A segunda razão, que prova a excelência desta devoção, é que esta prática faz com que a nossa alma considere tudo aquilo que pensamos ou fazemos por nós mesmos como sendo um nada (cf. TVD 223). Nos apoiamos e nos agradamos somente com as disposições, com as ordens de Maria para nos aproximar de Jesus e até para falar com Ele. Desse modo, mostramos muito mais humildade do que as almas que agem por si mesmas e se apoiam e se satisfazem, sem perceber, nas suas próprias vontades. Agindo com tal humildade, damos “muito mais glória a Deus, que só é glorificado perfeitamente pelos humildes e pequenos de coração” (TVD 223).

A terceira razão pela qual damos mais glória a Deus pela consagração é “porque a Santíssima Virgem digna-se receber, por grande caridade, a oferta das nossas ações em suas mãos virginais” (TVD 224), dando a estas beleza e brilho admiráveis. Ela mesma oferece as nossas ações ao seu Filho Jesus Cristo, por isso, não há dúvida de que Nosso Senhor é mais glorificado do que se as oferecêssemos por nós mesmos “com as nossas mãos criminosas” (TVD 224).

A quarta razão pela qual glorificamos mais o Senhor por esta devoção é que nunca pensamos em Maria sem que ela, em nosso lugar, pense em Deus e nunca louvamos Maria sem que ela conosco louve e honre o Senhor. “Maria só a Deus se refere, e bem lhe poderíamos chamar de a relação de Deus, que só existe em referência a Ele, ou o eco de Deus, porque Ela só diz e repete: ‘Deus’” (TVD 225). Quando dizemos Maria, ela diz Deus. Santa Isabel louvou a Virgem Maria e proclamou-a bem-aventurada porque tinha acreditado (cf. Lc 1, 42). Logo depois, Maria, o eco fiel de Deus, cantou no Magnificat: ‘A minha alma glorifica o Senhor’ (Lc 1, 46). Nossa Senhora deu glória a Deus e continua glorificando-O todos os dias. De modo semelhante ao louvor de Isabel, que bendisse a Mãe e o Filho (cf. Lc 1, 42), por esta consagração, quando louvamos, amamos e honramos a Virgem Maria, ou lhe ofertamos alguma coisa, é a Deus que louvamos, amamos e honramos, é a Deus que ofertamos por Maria e em Maria (cf. TVD 225).

Assim, a consagração a Santíssima Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria, é o modo mais sublime de louvar, honrar, dar glória a Deus. Pois, não fazemos isto por nós mesmos, com nossas fraquezas e limitações, mas oferecemos a Deus um sacrifício de louvor pelas mãos da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo. Isto é causa de alegria indizível para nós, seus consagrados. Pois, quando louvamos, honramos e amamos Nossa Senhora, o Espírito Santo se alegra em nós porque a Mãe de Jesus Cristo está sendo honrada, louvada e amada por nós.

Fonte: Blog Todo de Maria