sexta-feira, 15 de março de 2013

Nossa Senhora e a vinda de Jesus Cristo



Jesus Cristo veio ao mundo por meio de Nossa Senhora. Esta Encarnação do Verbo, no ventre da Virgem Maria, tem um significado importante no desígnio de salvação da humanidade.

Muitos homens e mulheres de Deus precederam a vinda de Jesus Cristo ao mundo, porém, na plenitude dos tempos ele manifestou-se ao mundo nascendo do ventre de uma mulher: Nossa Senhora, a Mãe do Salvador. Grandes homens, como Abraão, Moisés e Elias, prepararam um povo para a sua primeira vinda ao mundo. Todos estes foram grande homens, dos quais Deus se agradou, pois colaboraram no projeto de salvação da humanidade. Outro grande homem do Antigo Testamento foi Davi, escolhido por Deus para ser rei de Israel (cf. 1 Sm 13, 14).

Deus fez surgir Davi como rei, pois agradou-se dele: “Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade” (At 13, 22). Da descendência de Davi, o Senhor fez sair o Salvador, que é Jesus Cristo. (cf. At 13, 23). O rei Davi foi grande, governando o Povo de Deus com sabedoria e justiça, diante de Deus e dos homens. Porém, ainda que ele tenha sido um homem segundo o coração de Deus e que tenha feito em tudo a sua vontade, a Terra Prometida não se realizou sob o governo dele. Tampouco se realizou no reinado de seu filho Salomão, mesmo com o dom da sabedoria que lhe foi concedido por Deus.

O menino Deus veio ao mundo para realizar a vontade do Pai. Seu nome é Jesus, que significa Deus salva, pois Ele vai salvar o povo de seus pecados (cf. Mt 1, 21). Sua vinda se deu de forma extraordinária: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco” (Mt 1, 23). O Verbo eterno se fez carne, veio ao mundo e está no meio de nós. Ele está conosco, por isso, realizou-se o Reino de Deus que está presente nos corações daqueles que O acolhem. Porém, esse Reino ainda há de se realizar em plenitude.

O Reino dos Céus vai acontecer quando Jesus vier pela segunda vez, para resgatar, de uma vez por todas, aqueles que são seus (cf. Ap 22, 6-20). Entretanto, como o Pai precisou de homens segundo o seu coração (cf. At 13, 22), Jesus precisa destes, que façam a Sua vontade, para construir o Seu Reino até que Ele venha. Como Cristo, estes homens precisam ser gerados pelo Espírito Santo, no ventre da Virgem Maria. Pois, somente seremos homens segundo o coração de Deus se formos cheios do Seu Espírito, e para isso, precisamos ser gerados e formados pela Virgem Maria.

Jesus Cristo é o homem perfeito, segundo o coração do Pai. Se queremos nos assemelhar a Ele, precisamos ser gerados por Aquela que o gerou e entrar na escola que Ele frequentou. Para sermos verdadeiros servos de Deus, que façam em tudo a Sua vontade (cf. At 13, 22), precisamos ser gerados no ventre de Nossa Senhora. Para sermos simples e humildes como Cristo, aprendamos com a Virgem Maria. Na sua simplicidade, Maria soube acolher tão grande desígnio, que foi trazer ao mundo o Filho de Deus, com grande humildade e docilidade à vontade do Pai (cf. Lc 1, 26-38).

Assim, se queremos ser homens e mulheres segundo o coração de Deus, que façam em tudo a vontade do Pai, como Jesus, nos deixemos gerar no ventre da Virgem Maria. Se queremos ser simples, dóceis e humildes como Cristo, nos deixemos educar pela sua Mãe Santíssima. 

Desde os primórdios da Igreja, Nossa Senhora tem gerado santos e santas, segundo o coração do Senhor. Ela tem formado homens e mulheres, que fazem em tudo a vontade do Senhor. Por isso, não tenhamos medo de nos consagrar ao seu Imaculado Coração. Jesus Cristo veio ao mundo pelo ventre de Maria e é por ela que Ele virá novamente (cf. TVD 15), para realizar o Reino dos Céus em plenitude.

Fonte: Blog Todo de Maria