segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Com o terço na mão



O terço é um dos instrumentos que por excelência nos leva a sermos Escravos de Amor de Maria Santíssima, portanto, a oração do Rosário é um dos caminhos fácil e seguro para se chegar a Jesus Cristo, por meio D'Ela. É graça, graça de Deus que nos é manifestada contemplando os santos mistérios de amor do Senhor, e nos é apresentada, no Santo Rosário D'Esta Mãe dos pobres. “Se estabelecermos, portanto, a sólida devoção à Santíssima Virgem, teremos contribuído para estabelecer com mais perfeição a devoção a Jesus Cristo, teremos proporcionado um meio fácil e seguro de achar Jesus Cristo” (TVD - Art. 62).

Com o terço na mão passamos a experimentar todo o percurso do amor, da salvação, que Jesus Cristo seguiu, por meio de Nossa Amada Mãe. Nos desprendemos, então, de tudo que era velho e somos conduzidos ao Novo, tão somente, trilhando o Novo Caminho, rezando o Rosário, nossa alma vai sendo purificada pelas Ave Marias recitadas, contudo, nelas, bendizemos ao Senhor e suplicamos que Nossa Senhora rogue ao Senhor por nós: 

“(...)Bendito é o fruto do Seu Ventre; Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores(...)"   

Não sei como isto acontece nem por que; entretanto é verdade, e não conheço melhor segredo para verificar se uma pessoa é de Deus, do que examinar se gosta ou não de rezar a Ave-Maria e o terço. Digo: gosta, pois pode acontecer que alguém esteja na impossibilidade natural ou até sobrenatural de dizê-la, mas sempre a ama e a inspira aos outros.(TVD art. 251)


Almas predestinadas, escravas de Jesus em Maria Santíssima, aprendei que a Ave-Maria é a mais bela de todas as orações, depois do Pai-Nosso. É a saudação mais perfeita que podeis fazer a Maria, pois é a saudação que o Altíssimo indicou a um arcanjo, para ganhar o coração da Virgem de Nazaré. E tão poderosas foram aquelas palavras, pelo encanto secreto que contêm, que Maria deu seu pleno consentimento para a Encarnação do Verbo, embora relutasse em sua profunda humildade. É por esta saudação que também vós ganhareis infalivelmente seu coração, contanto que a digais como deveis. (TVD art. 252)

A Ave-Maria, rezada com devoção, atenção e modéstia, é, como dizem os santos, o inimigo do demônio, pondo-o logo em fuga, e o martelo que o esmaga; a santificação da alma, a alegria dos anjos, a melodia dos predestinados, o cântico do Novo Testamento, o prazer de Maria e a glória da Santíssima Trindade. A Ave-Maria é um orvalho celeste que torna a alma fecunda; é um beijo casto e amoroso que se dá em Maria Imaculada, é uma rosa vermelha que se lhe apresenta, é uma pérola preciosa que se lhe oferece, é uma taça de ambrosia e de néctar divino que se lhe dá. Todas estas comparações são de santos ilustres.(TVD art. 253)




Nossa Senhora é a Mãe da pureza, do suave perfume, da fecundação da alma, da jóia rara, Ela é a Mãe da simplicidade, com o terço, rezando o Santo Rosário, experimentamos a simplicidade de Nossa Senhora, Esse é o caminho fácil e seguro. Recitar as Ave-Marias, contemplar os mistérios de Amor do Senhor, nos leva sobretudo a contemplar , a Vontade do Senhor, a Sua fidelidade em nossa vida, e Essa ternura na simplicidade da Mãe,  nos levará somente a Paz, ao Bem Maior, Jesus Cristo. 

Andréa Lustosa - Formadora na Magnificat - Missão Católica de Evangelização